sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Penso Logo Posto # 5

Supresa de uma Sexta-Feira 13




Ano terminando e apesar de tantos retornos de alguns artistas a indústria, morte de outros, festivais e eventos entre outros fatos importantes, acredito que o anúncio do lançamento do quinto álbum da Beyoncé tenha sido O (em caixa alta mesmo) acontecimento do ano na indústria fonográfica. Tão importante que fez com que o blog, que não recebia atualizações a meses e o autor que vos escreves, que vem sofrendo de crise de criatividade para criar textos, ter um pouco de trabalho para fechar esse ano de vacas magras.

Mas deixemos as desculpas de lado e concentremos no fato que o ocorreu nessa sexta feira treze, do qual, acredito, a maioria já deva ter conhecimento: sem divulgação prévia, Beyoncé anuncia o lançamento do seu quinto álbum  para os próximos dias. Isso, para o mundo atual que rege o comércio musical,  é algo raríssimo- se não considerarmos como único.  Uma análise rápida desse ano para se ter idéia: Justin Timberlake foi assunto de vários sites especializados durante os primeiros meses, gracas ao seu retorno para o batente. Britney,  Kate Perry, Lady Gaga, Miley Cyrus e outras cantoras, que a memória não me permite mencionar, também trabalharam meses de antecedência  (inclusive com suas canções sendo "vazadas" fazendo com que singles fossem divulgados fora do planejado.) tiveram seus momentos de anunciação de seus trabalhos- ou preparação do público?- e o lançamento dos mesmos. E isso não se resume somente no lado pop da força pois o rock (nesse momento olho para Pearl Jam e Artic Monkey) e o Jazz fizeram o mesmo processo.  Isso é o normal. Cria-se as expectativas com o público e logo depois há o lançamento do single com o vídeo e, normalmente, logo após o cd. Seja ele físico ou virtual. Nesse momento Beyoncé vira tudo de cabeça para baixo ao produzir 15 músicas e 17 vídeos em segredo de todos.

Talvez muitos podem considerar isso como um fato qualquer, mas se for observado sob a ótica que ele ter sido produzido em segredo em uma época que as informações não são mas algo tão restrito (pelo menos na maior parte do mundo) e o vazamento de dados sigilosos tem se tornado rotineiro (o que dizer então da espionagem americana), torna esse álbum algo muito maior do que se possa imaginar. Parabéns a Beyoncé. Não revolucionou a indústria com seu novo trabalho (que convenhamos ela não chega acrescentar nada a história da música com esse cd) mas a sua atitude mostrou a muitos fãs - e até o cidadão comum- que é possível surpreender a todos com descrição. Mesmo quando a realidade dita que a privacidade deva ser diminuída (reality shows ?),  é possível restringir a invasão de privacidade para um bem maior.  Seja no sentido laboral (como vimos nesse exemplo) ou no sentido privado.

Admito que essa atitude só poderia ser feita por alguém com uma carreira sólida.  Mas não tem como não bater palmas também pela simples linha de raciocínio: ela lançará o album sem promoção,  sem ter ido ao programs de TV,  sem ter sido necessário fazer burburinho em VMA, sem apelações, sem nada. É bom ver isso também.

Encerrando o texto pois já está longo demais (o bloqueio criativo madou lembranças) dou parabéns a artista novamente pela atitude ousada. Que seja exemplo a essas gerações. ..

Obs: Quem lê o texto parece que sou um fã incondicional da Senhora Z (esposa do Jay-Z caso não tenham entendido) mas não é verdade.

Obs 2: Apesar de ter ouvido a prévia do álbum, não gostei dele. Rs... Não que ele seja mau produzido.  Pelo contrário. Só a minha vibe atual é outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário